Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TST afasta incidência de IR sobre pensão mensal vitalícia de empregado

A decisão foi da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, no RR-1665-36.2012.5.09.0008. O caso tratava de um pedido do empregado que em decorrência de um acidente de trabalho ficou totalmente incapaz para o exercício de qualquer profissão. Em virtude disso, houve a condenação da empregadora ao pagamento de pensão mensal vitalícia, para substituir a falta de renda, que o empregado teve em virtude dessa incapacidade.

O imposto de renda, por sua vez, incide sobre o acréscimo patrimonial ou de renda do contribuinte, e no caso em questão estava incidindo sobre a pensão concedida ao empregado. Em segunda instância o TRT do PR, fundamentando seu posicionamento sobre o Decreto 3.000/99 que regulamenta o IR, manteve a incidência do IR por entender que se tratava de parcela de natureza continuada.

Já no Superior Tribunal do Trabalho, houve a reforma da decisão de segunda instância, e foi ao encontro do que já vinha sendo consolidado pelos Ministros, de que as indenizações por acidente de trabalho, nos termos do Art. , inciso IV, da Lei 7.713/88, não teriam incidência do IR, sendo que a pensão em questão se trata da mesma origem. O mesmo se conclui das indenizações por Danos Morais e Materiais, verbas essas de caráter reparatório ou compensatório, afastando a incidência do imposto.

Portanto, essa decisão vem consolidando esse posicionamento do TST, e trás questões importantíssimas ao contribuinte, tendo em vista que o IR retira fatia importante das verbas recebidas. Importante destacar que a incidência é a prática de praxe, quase automática, então cabe ao contribuinte se informar e requerer na via judicial o afastamento da incidência.

#direitodotrabalho #empregado #empregador #direitotributário #TST #jurisprudência #IR #planejamentotributário #pensãovitalícia #incapacidadelaboral #acidentedetrabalho


https://www.tomazelliecortinaadv.com/artigosenoticias

Saiba quais as diferenças entre registrar ou não sua sociedade!

3 (TRÊS) cuidados que se deve tomar com a Lei 13.249/17, de Terceirizações.


  • Sobre o autorEscritório de Advocacia de Excelência!
  • Publicações444
  • Seguidores183
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-afasta-incidencia-de-ir-sobre-pensao-mensal-vitalicia-de-empregado/595479857

Informações relacionadas

Tribunal Superior do Trabalho
Súmulahá 54 anos

Súmula n. 439 do TST

Flávio Tartuce, Advogado
Notíciasmês passado

[Resumo] Informativo 804 do STJ

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 6 anos

Súmula n. 598 do STJ

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)