Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

PIX: É possível cancelar uma transferência feita para a conta errada? SIM ou NÃO?

O Pix, ferramenta de transferência instantânea criada pelo Banco Central, em quase um ano de existência caiu no gosto dos brasileiros por vários fatores, um deles é a rapidez para transações financeiras.


Mas esse mesmo ponto positivo pode gerar a seguinte dúvida: tem como cancelar uma transferência feita para a conta errada? A resposta é: depende.

As transações feitas por esse sistema de pagamento acontecem em, no máximo, 10 segundos. Por isso, após enviar o dinheiro, não dá para cancelar a operação. O Banco Central afirma que a única maneira de realmente cancelar um Pix é antes de enviá-lo.

▶️O que fazer se fiz um Pix para a conta errada?

Erros acontecem e se você fez uma transferência para a conta de outra pessoa que não era o objetivo, a sugestão do Banco Central é entrar em contato com o recebedor para que ele faça a devolução da quantia.

Todas as instituições financeiras que usam o Pix entregam uma opção que permite reenviar o valor ao pagador sem nenhum custo, sendo esse um processo bem simples e rápido.

▶️E se eu não conheço o dono da conta?

A opção que permite devolver o valor só é útil caso você conheça ou consiga falar com o dono da conta. Se esse não for o caso, infelizmente não há uma maneira oficial de recuperar o dinheiro, sendo possível apenas torcer para que a pessoa tenha bom senso e reenvie o Pix por livre e espontânea vontade.

O cliente até pode entrar em contato com sua instituição financeira para verificar se é possível realizar alguma ação, mas isso não garante que a quantia será estornada.

🚨Então tome muito cuidado ao realizar suas transações, verifique corretamente todos os dados, e somente após a conferência finalize a operação.


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!

Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.

https://linktr.ee/TomazellieCortinaadvogados

https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/

https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/

https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/

https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/

Obrigado!

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia de Excelência!
  • Publicações444
  • Seguidores183
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações184
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pix-e-possivel-cancelar-uma-transferencia-feita-para-a-conta-errada-sim-ou-nao/1309345017

Informações relacionadas

Marchi e Boulos Advogados Associados, Advogado
Notíciashá 2 anos

Fiz um Pix errado. E agora?

Marcela Bragaia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Ação Declaratória de Pagamento Indevido de Pagamento com Pedido de Restituição de Valores

Manifestação - TJSP - Ação Pagamento - Monitória

A. Carolina Malfatti B., Advogado
Artigoshá 2 anos

Pix na conta errada? Não faça BO!!

Petição Inicial - TJMG - Ação Alvará Judicial - [Cível] outros Procedimentos de Jurisdição Voluntária

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)