Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Consequências da descaracterização do contrato de estágio

O estágio profissional de estudantes é regido pela Lei nº 11.788/2008, a qual preceitua que o estágio é "um ato educativo escolar supervisionado que visa a preparação do educando para o mercado de trabalho de sua área". Entretanto, para sua constituição é imprescindível a pactuação de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino.

Vale destacar que qualquer descumprimento da Lei de Estágio ou de obrigações contidas no termo de compromisso poderá caracterizar o "vínculo de emprego do educando com a parte concedente para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária" (artigo , § 2º, Lei nº 11.788/2008), isso implica em respeito a salário base, eventuais horas-extras, recolhimento de INSS, FGTS, 13º, férias proporcionais, aviso-prévio e assim por diante.

Para a não caracterização de vínculo empregatício, além da realização do termo de compromisso e do cumprimento das obrigações do concedente, necessário se faz, ainda, a matrícula do educando em instituição de ensino, bem como a sua frequência regular, assim como é imprescindível a afinidade das funções elaboradas no estágio com as especificadas no termo de compromisso, em que devem se relacionar também ao conteúdo de ensino do aluno.

Do mesmo modo que a instituição privada ou pública que reincidir o termo de compromisso irregularmente poderá ficar vedada de incorporar estagiários por dois anos, contados da data da decisão definitiva do processo administrativo correspondente.

#dicasjurídicas #trabalhista #direitotrabalhista #assessoriajurídica #assessoriaempresarial #direitoempresarial #empresas #direito


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!

Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.

https://linktr.ee/TomazellieCortinaadvogados https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/ https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/ https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/ https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/

Obrigado!

  • Sobre o autorEscritório de Advocacia de Excelência!
  • Publicações444
  • Seguidores183
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações101
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consequencias-da-descaracterizacao-do-contrato-de-estagio/1109789656

Informações relacionadas

Patrícia Lisboa, Advogado
Modeloshá 8 anos

Contestação - inexistência de vínculo empregatício

Contrato de Estágio

CP Advocacia, Advogado
Artigoshá 8 anos

O descumprimento do Contrato de Estágio e sua caracterização em Vínculo de Emprego

Thiago Noronha Vieira, Advogado
Artigoshá 8 anos

Sou estagiário, tenho direito às férias?

Gabriel Pacheco, Advogado
Artigosano passado

Sou estagiário há 2 anos e nunca assinei nenhum papel. Tenho direito a férias?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)